ORIXÁS
Deus em Sua infinita sabedoria
criou seres de poder ilimitado que teriam a incumbência de reger vários
aspectos da realidade que cerca todos os planos existentes, inclusive o plano
material e tudo que se encontra nele. Algumas civilizações tiveram a capacidade
de entender esta dinâmica divina e criaram cultos a essas entidades. Os
africanos acreditavam nestas entidades e as denominaram Orixás. Inicialmente
tinham medo dessas entidades, por representarem forças da natureza cujo poder
não poderia ser controlado, portanto eventualmente causaria a morte das tribos.
Para aplacar as consequências desses poderes, realizavam sacrifícios em nome de
cada Orixá, selando um pacto de submissão.
A palavra Orixá significa “dono
da cabeça”, em yorubana (vocábulo africano).
A Umbanda antes de ser anunciada
foi de certa forma “adotada” por esses Orixás, os quais se dispuseram a
auxiliar no desenvolvimento dos fiéis e da religião em si, porém sendo
respeitado algumas condições, as quais serão vistas oportunamente. Os Orixás
que trabalham na Umbanda são: Oxalá, Yemanjá, Ogum, Iansã, Oxóssi, Oxum, Xangô,
Nanã e Obaluaiê.
Outros orixás, cultuados no
Candomblé, por vezes se manifestam na Umbanda, mas não regem a coroa dos
médiuns, conforme veremos mais adiante.
Um Orixá também é conhecido pelo
médium como pai ou mãe de cabeça, pois toda pessoa, seja médium ou não, possui
a proteção dos orixás, sendo que um em específico sempre a acompanhará. Este
Orixá é acompanhado por uma contrapartida do sexo oposto (por exemplo, um
médium que tem Ogum a coroa tem uma contrapartida feminina como “mãe”. Oxum,
por exemplo). Além do pai e mãe, as pessoas também possuem o chamado adjuntó,
que é a contrapartida ao Orixá de Cabeça (ou de coroa), que serve como ponto de
equilíbrio e harmonia para a pessoa, além do Orixá ancestral, que é aquele
orixá que sempre acompanhará a pessoa em todas as encarnações.
Toda pessoa tem, então, os
seguintes Orixás acompanhando:
·
Orixá de Coroa ou de Cabeça;
·
Orixá Pai ou Orixá Mãe;
·
Orixá Adjuntó;
·
Orixá Ancestral.
Cada Orixá é regente de alguma
força da natureza, portanto o ponto de energia de cada um é no local da
natureza o qual tem regência. Além disso, todo Orixá possui características de
comportamento, cor de vibração, símbolos, pedras, dia da semana, uma saudação
específica, bebida, animais de representação, entre outros. Explicaremos
pontualmente cada Orixá e suas características.
OXALÁ
Orixá masculino, é cultuado por
todas as nações africanas como a divindade mais impotante do panteão.
Inicialmente chamado de Obatalá pelos africanos, ao chegar no Brasil passou a
ser referido pelos escravos africanos como Orixalá (que significa Orixá dos
orixás) e posteriormente de Oxalá.
Apesar do que muitos imaginam, Oxalá
não é mais ou menos poderoso que qualquer outro orixá, e assim acontece com
todos os orixás. Oxalá tem a incumbência de ser o Regente da Umbanda porque é
sincretizado (veremos mais para frente o que é isso) com Jesus Cristo, que é o
responsável por toda parte espiritual de nosso planeta. Dito isso, vale
ressaltar que mesmo sendo todos iguais em questão de poder e importância,
quando existe algum impasse, um orixá deve responder sobre a situação em
detrimento a outro. Exemplo: Ogum faz determinada coisa que Oxóssi não faz, e
vice-versa.
Oxalá representa o conhecimento
empírico, ou seja, o conhecimento que não é especializado, mas que vem de
gerações distantes. Por isso é considerado o orixá mais velho do Panteão da
Umbanda.
Oxalá é o responsável pela vida
de todos os seres do céu e da terra. O campo de atuação preferencial é
justamente a religiosidade das pessoas e sua cor de representação, branco, é a
soma de todas as cores existentes.
Entraremos posteriormente na
questão do sincretismo, mas no caso de Xoalá em específico é importante
ressaltar que não, ele não é e nunca foi Jesus. O Mestre Jesus foi enviado
diretamente por Deus para disseminar Seu evangelho, porém foi teve uma vida
carnal, nascendo, crescendo e morrendo entre os homens. Oxalá estava presente
na criação do mundo.
Cor
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Branca
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Fio de
Contas
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Contas e missangas brancas e leitosas. Firmas
brancas
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Ervas
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Boldo (tapete de Oxalá), Saião, Colônia,
Manjericão, Rosa Branca, Folha de Algodoeiro, Sândalo, Malva, Patchouli,
Alfazema, Gerânio Branco, Coentro, Camomila, Arruda, Erva Cidreira, Alecrim
do Mato, Hortelã, Folhas de Girassol, Baunilha, Flor de Maracujá, entre
outras (geralmente brancas);
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Símbolo
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Estrela de 5 pontas ou uma Cruz;
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Pontos de
Força
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Praias desertas (não no mar) e campos;
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Flores
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Lírio Branco e todas as flores brancas;
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Pedras
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Diamante, cristal de rocha e pérolas brancas;
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Dia da
Semana
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Todos, especialmente sexta-feira;
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Elemento
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Ar;
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Saudação
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Exê Upê Babá;
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Bebida
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Água mineral;
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Data
Comemorativa
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25 de dezembro;
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Sincretismo
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Jesus;
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A principal atribuição de Oxalá é
não deixar qualquer pessoa desamparada no que tange à Fé.
Características dos filhos de Oxalá
Filhos de Oxalá são pessoas
tranquilas, com forte tendência a calma inclusive nos momentos mais difíceis da
vida. Geralmente são pessoas respeitadas não por imposição, mas de uma forma
natural. São pessoas amáveis e pensativas, mas sempre de forma proativa, não se
deixando adotar posição de submissão.
Geralmente sabem argumentar e
tendem a atuar em atividades burocráticas ou que impliquem em organização. São
centralizadores, reservados e raramente orgulhosos. O defeito principal é a teimosia,
especialmente quando estão certos de suas convicções. Dificilmente um filho de
Oxalá muda de opinião quando realmente acredita naquilo. Por isso mesmo muitas
vezes só conseguem ver uma única solução para os problemas.
Geralmente possuem porte imponente,
não necessariamente o porte físico, mas a forma de andar e agir. Algumas vezes,
porém, até os mais jovens filhos de Oxalá tendem a andar curvados,
representando o peso de uma longevidade sob as costas.
YEMANJÁ
A Rainha das Águas é considerada
dentro da Umbanda como a Mãe dos Orixás, não necessariamente devido à
fecundidade ou à antiguidade, mas ao fato de “pajear” todos como uma mãe.
Quando algum filho seu sofre, Yemanjá chora, por isso é a regente das salgadas
águas do mar. Yemanjá é regente de todos os lares e protetora das famílias.
Enquanto Oxalá é o responsável
pela vida no ar e na terra, Yemanjá é seu contraponto e é a responsável por
toda vida dos mares. Yemanjá é o Princípio Gerador Feminino.
Cor
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Azul claro
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Fio de
Contas
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Contas e missangas de cristal, azuis claras.
Firma de cristal;
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Ervas
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Colônia, Pata de Vaca, Lágrima de Nossa Senhora,
Flor de laranjeira, Malva Branca, Musgo Marinho, entre outras;
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Símbolo
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Ondas e peixes;
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Pontos de
Força
|
Mar;
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Flores
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Jasmim, rosa branca, orquídea e crisântemo;
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Pedras
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Pérola, água marinha, lápis-lazúli, turquesa;
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Dia da
Semana
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Sábado;
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Elemento
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Água;
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Saudação
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Odô Iyá;
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Bebida
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Água mineral ou champanhe branca;
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Data
Comemorativa
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02 de fevereiro ou 08 de dezembro;
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Sincretismo
|
Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das
Candeias.
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A principal atribuição de Yemanjá
é dar sentido à família e às pessoas que vivem sob o mesmo teto. Ela é a
geradora do sentimento de amor entre as pessoas.
Características dos filhos de Yemanjá
Geralmente são pessoas maternais,
que transmite de uma forma natural a bondade e confiança, sendo grandes
conselheiros. Como é a Mãe da Umbanda, seus filhos estão sempre de braços
abertos para receber todos. Apesar da calma, um filho ou filha de Yemanjá pode
perder o controle quando vê algum filho de sangue ou alguém com grande
afinidade sendo ameaçado ou na iminência de perder contato com eles.
São pessoas extremamente
ciumentas com tudo, especialmente com os relacionamentos de sangue ou amizade.
Apreciam o luxo e a organização dentro de casa. Não são pessoas muito vaidosas
e não fazem planos para longo prazo. São pessoas que não esquecem uma ofensa ou
algo que consideram ruim, sempre remoendo questões antigas. São pessoas que não
aceitam traições e mentiras.
Apesar de preservarem as amizades
e laços correlatos, dificilmente com o passar dos anos deixa alguém se
aproximar da família e fazer parte de seu fechado círculo de amizade.
OGUM
Orixá masculino, é o arquétipo do
guerreiro, por isso mesmo é bastante cultuado no Brasil inteiro, por
representar a conquista através da luta. No Plano Astral, Ogum é o Orixá que
está mais próximo do plano material, onde nós vivemos, por isso a energia de
Ogum é muito sentida por todos os médiuns, mesmo aqueles que não o carregam na
coroa. Ogum é sincretizado com São Jorge, patrono das Forças Armadas no Brasil.
É o Orixá da Guerra. Segundo a
lenda yorubá, foi Ogum que deu as armas para Oxóssi caçar. O sangue que corre
no corpo de toda pessoa é regido por Ogum. É considerado um Orixá implacável e
impiedoso, porém pode ser doce e amável, o que representa a vida de qualquer
pessoa em sua plenitude.
Ogum é um Orixá que gosta de
conquistar através da luta, mas não gota de descansar sob a vitória, preferindo
sempre seguir em frente para uma nova contenda. Ogum é o Orixá do ferro,
transformando-o em instrumento de luta. Toda pessoa que maneja ferramenta tem
como padroeiro Ogum. É o patrono da tecnologia e do conhecimento prático. É o
símbolo, portanto, do trabalho braçal.
Como é o Orixá dos metais e, por
consequência, das armas brancas, sempre que é feito uma entrega para Exú
utilizando punhal, tridente ou algo parecido, tem que existir agradecimento e
reverência a Ogum.
Cor
|
Vermelha ou Azul Escuro (casas com raízes no
Candomblé);
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Fio de Contas
|
Contas e firmas vermelhas (ou azuis escuro)
leitosa;
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Ervas
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Peregum verde, espada de Ogum, lança de Ogum,
Alfavaca, cipó chumbo, pata de vaca, carqueja, comigo ninguém pode, folha de
romã, folha de jurubeba, etc.
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Símbolo
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Espada;
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Pontos de
Força
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Estrada de ferro (trilho de trem). O meio da
encruzilhada pertence a Ogum.
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Flores
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Crista de galo, cravos e palma vermelha;
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Pedras
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Granada e rubi;
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Dia da
Semana
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Terça-feira;
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Elemento
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Fogo;
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Saudação
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Ogum Iê;
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Bebida
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Cerveja branca ou vinho tinto;
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Data
Comemorativa
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23 de abril ou 3 de junho;
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Sincretismo
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São Jorge.
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A principal característica de
Ogum é aplicar a lei da Justiça de Xangô (Orixá da justiça).
Características dos filhos de Ogum
Geralmente com comportamento
coerente, são pessoas passionais e teimosos. São conquistadores por natureza,
muitas vezes incapazes de fixarem em apenas um lugar. São apaixonados por
viagens e gostam de mudanças de cidades e até países.
Os filhos de Ogum demoram muito
para perdoar as ofensas dos outros. Geralmente não são exigentes na forma de se
vestir ou em sua moradia. Se for minimamente confortável está muito bom para
eles. São divertidos e atraem o sexo oposto de uma forma natural e tendem a
possuir vários relacionamentos sexuais seguidos até encontrarem o grande amor.
São líderes natos, porém muitas
vezes são rudes ao impor sua visão. Quando percebem que estão errados, se
arrependem e ficam abertos a novas ideias. Filhos de Ogum são francos e não
costumam falar de alguém “pelas costas”. Não suportam traição e injustiça
contra pessoas mais fracas. Na infância e adolescência, geralmente são rebeldes
e não escutam os outros. Com o passar dos anos vão moldando a personalidade e
se transformam em grandes pessoas.
São inquietos e por conta disso
muitas vezes tomam decisões precipitadas, sem pensar nas consequências dos
atos.
Filhos de Ogum tendem a gostar de
objetos feitos de metal e muitas vezes sentem atração por armas, não
necessariamente com intuito violento, mas uma admiração verdadeira.
IANSÃ
Orixá feminino muito cultuada não
apenas no Brasil, mas talvez a mais cultuado na África, onde recebe o nome e
Oiá. Na liturgia africana, Iansã é o único orixá que se relaciona diretamente
com os espíritos desencarnados que ainda não foram resgatados pela espiritualidade,
os comandando com seu Eruexim (instrumento litúrgico feito de rabo de cavalo
atado a um pedaço de osso ou de metal) por isso é um orixá com forte apelo
popular.
Iansã é parceira de Xangô, então
ao ponto de Xangô é dono dos raios, Iansã é dona do trovão e dos ventos, por
sua vez também das tempestades. Iansã, assim como Ogum, é um orixá que vai para
a luta, sendo um contraponto feminino de Ogum nessas situações. Em um terreiro
de Umbanda é comum ser firmado Ogum e Iansã independente da coroa do dirigente
da casa, pois Ogum cuida das demandas masculinas e Iansã das demandas
femininas.
Iansã é um orixá sensual e
extremamente íntegra nos relacionamentos com seus filhos, então as zangas de
Iansã são bastante conhecidas e terríveis, ao ponto de muitas vezes o filho que
trai a confiança de Iansã acaba convalescendo para aprender na prática,
sentindo na pele e com isso aprendendo.
Iansã trabalha junto a Obaluaiê
indicando o caminho do egum recém desencarnado. Caso haja a evolução imediata
do espírito desencarnado, Obaluaiê toma conta. Caso o espírito continue
perdido, sem saber o que lhe aconteceu ou sendo um obsessor de qualquer
maneira, Iansã que toma conta daquele irmão.
Cor
|
Amarelo ou coral;
|
Fio de
Contas
|
Coral, bordô, vermelho, amarelo, marrom;
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Ervas
|
Cana do brejo, espada de Iansã, erva de Santa
Bárbara, folha de fogo, colônia, peregum amarelo; folha da pitangueira, etc;
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Símbolo
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Raio e Eruexim;
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Pontos de
Força
|
Bambuzal;
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Flores
|
Amarelas ou corais;
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Pedras
|
Coral, cornalina, rubi, granada;
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Dia da
Semana
|
Quarta-feira;
|
Elemento
|
Fogo;
|
Saudação
|
Eparrei Oiá ou Eparrei Iansã;
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Bebida
|
Champanhe;
|
Data
Comemorativa
|
4 de dezembro;
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Sincretismo
|
Santa Bárbara e Joana D`Arc.
|
A principal atribuição de Iansã é
recolher e amparar os espíritos encarnados e desencarnados que está perdidos na
missão de Deus e, através de sua energia, direcioná-los ao Pai.
Características dos filhos de Iansã
Temperamento explosivo é uma das
principais características dos filhos de Iansã. Chama a atenção por ser
inquieto e bastante extrovertido. São tidos como birrentos e sempre tendem a
querer impor suas ideias aos outros, e não gostam se ser contrariados, o que
muitas vezes geram desentendimentos. Quando contrariados e enfrentados, tendem
a brigar com palavras ou até usando recursos físicos, e muitas vezes choram.
Filhos de Iansã não disfarçam o
humor, sendo muito autênticos. Conseguem enfrentar qualquer situação de peito
aberto, sem temer o que posso ocorrer de contrapartida. São pessoas bastante
leais e muito objetivas. Filhos de Iansã tendem a enxergar conflitos em tudo.
Muitas vezes são individualistas.
Como são expansivos, os filhos de
Iansã costumam causar um choque inicial com suas atitudes abruptas, mas com o
tempo conseguem mostrar às pessoas os seus reais objetivos, de forma mais
calma, passando o que chamam de “tempestade de Iansã” (momentos de cólera de um
filho do orixá).
Tendem a ter uma vida sexual
irregular, com vários parceiros e paixões súbitas que, da mesma forma que
aparecem, acabam desaparecendo. Não suportam qualquer tipo de traição, sendo
pessoas extremamente ciumentas.
OXÓSSI
Orixá da caça de vive nas
florestas. Por ter recebido de Ogum suas armas de caça, tem uma forte ligação
com aquele Orixá. Oxóssi é o orixá responsável pela prosperidade do homem em
todos os sentidos, inclusive material. Apesar de ser um orixá bastante cultuado
no Brasil, atualmente seu culto é praticamente esquecido na África, já que na
época da escravidão, os filhos consagrados a Oxóssi eram os mais vendidos como
escravos. Exatamente por isso, no início quando os negros e índios trabalhavam
como escravos no Brasil de forma igual, muitas pessoas associam Oxossí não a
uma entidade africana negra, mas a um índio brasileiro.
Oxossi é o contraponto de Oxum
(Orixá das águas doces), sendo que ambos estão próximos nos pontos de força
(cachoeira invariavelmente está próxima a uma mata fechada). Enquanto Oxum
representa a ostentação e o luxo, Oxossi é o despojamento com austeridade.
Cor
|
Verde;
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Fio de
Contas
|
Verde leitosas;
|
Ervas
|
Alecrim, guiné, vence demanda, abre caminho,
peregum verde, taioba, espinheira santa, mangueira, desata nó, alfavaca,
folhas de árvores frutíferas, etc.
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Símbolo
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Ofá (arco e flecha);
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Pontos de
Força
|
Matas;
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Flores
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Flores do campo;
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Pedras
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Esmeralda e pedras verdes;
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Dia da
Semana
|
Quinta-feira;
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Elemento
|
Terra;
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Saudação
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Okê arô;
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Bebida
|
Sucos de frutas, cerveja ou água de côco;
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Data
Comemorativa
|
20 de janeiro;
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Sincretismo
|
São Sebastião.
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A principal atribuição de Oxóssi
é a busca pelo conhecimento, sendo assim consegue doutrinar trazendo o alimento
da fé aos necessitados, tanto em aspecto da fé quanto religiosos.
Características dos filhos de Oxóssi
Filhos de Oxóssi geralmente são
joviais e espertas. Têm grande capacidade de concentração quando necessário e
são determinados para alcançar seus objetivos, porém esperando a hora certa
para agir. Muitas vezes os filhos de Oxóssi são magros e um pouco nervosos, mas
controlados. São reservados, tendo forte ligação com o mundo material, não os
tornando, porém, pessoas materialistas, mas ambiciosas. Muitas vezes sãos
instáveis em seus amores.
São bastante independentes e
possuem uma grande facilidade de ruptura em todos os aspectos, desde
relacionamentos até moradia e emprego. Filhos de Oxóssi geralmente falam menos
e escutam mais. Suas lutas são sempre para sobrevivência, e não para expansão
de algo. Filhos de Oxóssi respeitam a individualidade de cada pessoa, não
fazendo juízo de valores. Tendem a ser menos preconceituosos.
Filhos de Oxóssi gostam de se
responsabilizar por outras pessoas, não necessariamente estando ao lado
fisicamente dessas pessoas, mas assumido algum tipo de responsabilidade e as
ajudando da forma que consegue.
Os casamentos e relacionamentos
amorosos dos filhos de Oxóssi tendem a ser instáveis, devido sua necessidade
pela liberdade. Por isso, os casamentos com filhos de Oxóssi que dão certo, a
parceira via de regra também tende a ser independente.
Filhos de Oxóssi gostam das artes
e, por buscarem sempre o conhecimento, acabam se tornando referência de
assuntos bem específicos. Possuem “manias” que poucos entendem e muitas vezes
são pessoas manipuladoras.
OXUM
Orixá das águas doces e de todos
os rios, tem como ponto de força a energia das águas doce, representada pelas
cachoeiras. Oxum é conhecida pela
sua delicadeza e por sua vaidade, não uma vaidade fútil, mas a que faz ser
atraída pelas coisas com qualidade. Quase sempre está associada à maternidade,
por isso via de regra é chamada como Mamãe Oxum.
Como é relacionada à fecundidade
e ao ventre da mulher, Oxum é o Orixá que toma conta de todas as crianças. Oxum
também é, acima de tudo, a Deus do Amor. Quando existe jogo de búzios, é Oxum
que formula a pergunta para Exú responder.
Cor
|
Azul ou amarelo (nas casas com raízes no
Candomblé);
|
Fio de
Contas
|
Cristal azul ou amarelo;
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Ervas
|
Colônia, macará, oriri, pingo d`água, manjericão
branco, calêndula, narciso, vassourinha, erva de Santa Luzia, erva cidreira,
camomila, arnica, trevo azedo, etc.
|
Símbolo
|
Coração ou cachoeira;
|
Pontos de
Força
|
Cachoeira e rios;
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Flores
|
Lírio ou rosa amarela;
|
Pedras
|
Topázio (amarelo ou azul);
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Dia da
Semana
|
Sábado;
|
Elemento
|
Água;
|
Saudação
|
Ai-iê-iô ou Ora Ieiêô;
|
Bebida
|
Champanhe claro;
|
Data
Comemorativa
|
12 de outubro;
|
Sincretismo
|
Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da
Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora
das Cabeças, Nossa Senhora de Nazaré.
|
A principal atribuição de Oxum é
estimular nas pessoas o sentimento do amo, fraternidade e união, além de
estimular a união matrimonial e favorecer
a riqueza espiritual.
Características dos filhos de Oxum
Os filhos de Oxum são bastante
vaidosos e amam joias, espelhos e ouro. Se vestem muito bem e dificilmente saem
de casa sem antes se arrumar muito bem. Geralmente são pessoas sensuais, porém
mais reservadas que as filhas de Iansã. Não gostam de se chocar com a opinião
das pessoas e buscam ascensão social.
O sexo é algo importante para os
filhos de Oxum, e possuem a característica de serem elas cobiçadas e não o
contrário, como acontecem via de regra com os filho e Iansã e Ogum. Por isso
mesmo, muitas vezes causam intrigas geradas pelo ciúme de outras pessoas.
Filhos de Oxum são pessoas narcisistas e nunca gostarão mais de outra pessoa do
que a si mesmo (em se tratando de um aspecto carnal, não espiritual).
Por serem pessoas calmas mas
emotivos, possuem facilidade para o choro. Os filhos de Oxum preferem contornar
um obstáculo ao invés de enfrenta-lo, muitas vezes se abstendo das batalhas que
a vida propõem.
XANGÔ
Orixá da Justiça, é um dos orixás
mais cultuados no Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste, ao ponto de
existirem cultos que são por si só denominados apenas de Xangô. Xangô é tido
como autoritário, principalmente por ter a imparcialidade e indivisibilidade
necessárias para exercer a justiça que carrega como regente. É Xangô que decide
entre o bem e o mal.
Como Xangô é o Orixá da justiça,
a ele cabe a responsabilidade de agir de forma neutra, porém a ele é incumbido
analisar todos os fatores que envolvem alguma situação, sendo o advogado, o
promotor, o juiz e o carrasco se for o caso. Por isso sempre é necessário ter
realmente certeza daquilo que se pede a Xangô, pois as consequências ocorrerão
de qualquer maneira, concordando a pessoa ou não. Como suas convicções são
duras e impossíveis de quebrar, seu ponto de força é a pedreira.
Xangô possui fortes semelhanças
históricas com Zeus, o deus grego, portanto quando existe o sincretismo com
esta divindade, podemos entender como normal, assim como é com São Gerônimo.
Para Xangô, a justiça está acima de tudo e apenas ela pode equilibrar o
universo.
Cor
|
Marrom;
|
Fio de
Contas
|
Marrom leitosa;
|
Ervas
|
Erva de São João, erva de Santa Maria, elevante,
beti cheiroso, caruru, umbaúba, xequelê, etc;
|
Símbolo
|
Machado;
|
Pontos de
Força
|
Pedreira;
|
Flores
|
Cravos vermelhos ou brancos;
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Pedras
|
Meteorito, jaspe ou pirita;
|
Dia da
Semana
|
Quarta-feira;
|
Elemento
|
Fogo;
|
Saudação
|
Kaô Cabecile;
|
Bebida
|
Cerveja preta;
|
Data
Comemorativa
|
30 de setembro;
|
Sincretismo
|
São Gerônimo (em alguns cultos, também São José,
São Pedro, Moisés e São João Batista).
|
A principal atribuição de Xangô é
trazer o equilíbrio através da Justiça e, com isso, trazer a reflexão sobre os
verdadeiros valores da vida.
Características dos filhos de Xangô
Os filhos de Xangô são como
pedra. Fortes, firmes e inabaláveis. Muitas vezes contidos e sempre analisando
todos os aspectos da vida para tomar a melhor decisão, a decisão que entendem
como mais justa, independente a quem possa recair, inclusive a eles mesmo, o
que os tornam pessoas penitentes.
Filhos de Xangô são grandes
conquistadores e por muitas vezes tidos como “mulherengos”, já que estão sempre
atraídos pelo sexo oposto, e a conquista sexual é algo importante para a sua
vida. Filhos de Xangô entendem o sexo como algo vital e não necessariamente
está relacionado ao amor, mas a uma necessidade física.
Filhos de Xangô possuem grande
autoestima e clara consciência que são pessoas importantes, dignos de atenção e
que aquilo que pensa será decisiva sobre alguma situação posta. Geralmente são
pessoas procuradas por outras para emitir opinião. A contrapartida é que não
gostam que suas opiniões sejam contrariadas e algumas vezes podem se tornar
violentos nessas situações específicas. São pessoas enérgicas e autoritárias,
mas justas.
NANÃ
A mais velha Orixá do Panteão de
Umbanda, Nanã é a senhora das águas paradas, da lama dos pântanos, do lodo no
fundo dos rios e dos mares. Nanã estava presente na criação do mundo e
representa o ponto de contato da terra e as águas. Nanã é reverenciada como
divindade da vida e também da morte, por isso é sempre associada a Obaluaiê.
Como Nanã é a responsável pelo
barro, que foi o elemento utilizado por Deus para a criação do mundo, Nanã
muitas vezes é tida como o Orixá Supremo. O culto africano à Nanã é cheio de
mistérios, já que por alguns povos é considerada perigosa e vingativa, porém em
muitos é considerada um orixá amargurado e sofrido de ressentimentos. Fato é
que Nanã na Umbanda é a orixá feminina com menos filhos, porém muito respeitada
em todos os trabalhos.
Nanã é o contraponto de Oxum no
quesito maternidade. Da mesma forma que Oxum é a responsável pelo ventre da
mulher gestante e, portanto, pelo nascimento da criança, Nanã é a responsável
pelo “ventre” da alma desencarnada, tendo como ponto de força a lama, a terra
fofa onde são enterrados os corpos.
Nanã é par de Obaluaiê, o qual
conduz o desencarnado ao mundo espiritual, apenas após a decantação emocional
do irmão desencarnado. Nanã gera e Obaluaiê faz o parto. Quando um espírito se
prepara para reencarnar, é Nanã que adormece a memória para que não se lembre
das vidas anteriores; por isso muitas vezes é associada à senilidade e a
velhice, que é quando as pessoas se esquecem de muitas coisas vividas no mundo
carnal.
Um dos pontos de atuação de nanã,
portanto, é a memória dos seres. Enquanto Oxóssi estimula o conhecimento, Nanã
os faz adormecer durante as encarnações do ser.
Cor
|
Roxa ou lilás;
|
Fio de
Contas
|
Contas, firmas e miçangas de cristal lilás;
|
Ervas
|
Manjericão roxo, colônia, ipê roxo, dama da
noite, salsa de praia, manacá, folha de limoeiro, etc;
|
Símbolo
|
Chuva;
|
Pontos de
Força
|
Lama, águas profundas, pântanos, lagos e
cemitérios;
|
Flores
|
Flores roxas;
|
Pedras
|
Ametista, tanzanita e cacoxenita;
|
Dia da
Semana
|
Sábado;
|
Elemento
|
Água;
|
Saudação
|
Saluba Nanã;
|
Bebida
|
Champanhe;
|
Data
Comemorativa
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26 de julho;
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Sincretismo
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Nossa Senhora Santana.
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A principal atribuição de Nanã é
reger a maturidade dos seres e atua decantando seres desencarnados,
preparando-os para uma nova vida.
Características dos filhos de Nanã
As filhas de Nanã podem ser
associadas à uma avó, carinhosa muitas vezes em excesso, mas também ranzinza,
detalhistas e muitas vezes querendo censurando as outras pessoas. Muitas vezes
não têm senso de humor, valorizando pequenos incidentes e fazendo o que
chamamos de “uma tempestade num copo de água”. Em contrapartida, possui uma
forte tendência em compreender o outro, se colocando em uma posição como e
fosse até mais experiente do que realmente é.
As decisões sobre qualquer
assunto dos filhos de nanã são geralmente equilibradas e, como alguém que se
julga mais experiente que os demais, muitas vezes não aceitam ser contrariados
e muito menos que as outras pessoas não aceitem seus pontos de vista.
Geralmente os filhos de nanã são
pessoas mais conservadoras e gostam de reviver situações do passado. São
pessoas mais lentas na realização de tarefas cotidianas. São pessoas
introvertidas e calmas, de temperamento austero e rabugentos.
OBALUAIÊ
Um dos Orixás mais antigos e
respeitados pelos africanos, Obaluaiê sempre foi visto como severo e terrível
caso a ele não seja prestado o culto da forma rigorosamente correta. Na
Umbanda, seu conceito é mais paternal, sendo o padrinho de todos, por atuar em
algo que toda pessoa algum dia, de uma forma mais ou menos intensa, vai estar
envolvida: doença e saúde.
Após Nanã decantar o espírito que
vai reencarnar, Obaluaiê estabelece o cordão energético daquele ser para sua
nova encarnação, estando vinculado não apenas à morte, mas à vida. Em relação a
morte, Obaluaiê é o responsável por conduzir os desencarnados para a evolução
espiritual, logo após o desencarne, trabalhando em parceria com Iansã, além de
Nanã.
Obaluaiê tem para si o controle
de todas as doenças, especialmente as epidemias, tendo ele o poder de causar
como curar as doenças. Entendendo que a vida carnal é apenas uma passagem, não
existe qualquer tipo de receito do Orixá ao deixar que determinada doença se
manifeste em qualquer pessoa que seja, entendo que faz parte da evolução do
ser.
Obaluaiê é o Orixá que atua com
todas as linhas de Exu e Pombogira do cemitério.
Cor
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Preto e branco ou roxo escuro;
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Fio de
Contas
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Contas e miçangas pretas e brancas leitosas;
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Ervas
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Canela de velho, erva de bicho, erva de
passarinho, barba de milho, barba de velho, etc.;
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Símbolo
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Cruz;
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Pontos de
Força
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Cemitérios, grutas e praia;
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Flores
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Monsenhor branco e crisântemo;
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Pedras
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Obsidiana, ônix e olho de gato;
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Dia da
Semana
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Segunda-feira;
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Elemento
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Terra;
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Saudação
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Atotô (significa “silêncio, respeito”);
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Bebida
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Água mineral ou vinho tinto;
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Data
Comemorativa
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16 de agosto ou 17 de dezembro;
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Sincretismo
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São Lázaro ou São Roque.
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A principal atribuição de
Obaluaiê é, além da cura, a passagem. Tanto de um plano para o outro, de uma
dimensão para a outra, do espírito para a carne.
Características dos filhos de Obaluaiê
Os filhos de Obaluaiê tendem a
adotar uma posição próxima a uma auto punição, sendo nítido não apenas nas
atitudes como até no aspecto físico, quando andam muitas vezes curvados,
mostrando uma espécie de flagelo sofrido.
Muitas vezes possuem defeitos
físicos ou males e doenças que acometem seus membros inferiores. Possuem forte
código e conduta e não conseguem se sentir satisfeitas quando tudo está
ocorrendo de uma forma tranquila. Muitas vezes acha que as pessoas estão agindo
em complô contra ele, o que gera um comportamento obsessivo.
Filhos de Obaluaiê geralmente são
pessoas solitárias, mesmo tendo um bom círculo de amizades. São pessoas
irônicas mas com comentários secos e diretos, sem rodeios. Podem, no entanto,
ser humildes, simpáticos e caridosos. São quase sempre desajeitados e desprovidos
de elegância ou charme. Muitas vezes possuem opiniões pessimistas sobre tudo,
se tornando melancólicos.
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