Plantão Tira Dúvidas


Próxima Publicação, dia 21/11/2018

Perguntas de 16/11/2019


Conversei com uma entidade que trabalha com você e ela me disse que é Iansã que me leva para Ogum. O que significa isso?

Na Umbanda existem os Sete Tronos, ou Sete Linhas. Cada uma dessas sete linhas possuem a regência de 2 orixás. Um orixá tem a função de atuar no desequilíbrio da pessoa e o outro irradia a força daquela linha, ou daquele trono.

O Trono da Lei é regido por Ogum, portanto quando uma pessoa está agindo de forma correta, com retidão e tudo mais o que se espera, Ogum irradia suas forças para aquela pessoa. Quando uma pessoa não consegue agir de forma certa ela está em desequilíbrio, e estando nesta condição, quem vai trabalhar para ajustar esta condição de desequilíbrio é Iansã, que reina neste trono com Ogum.


As entidades entendem de política?

Essa é uma pergunta muito interessante e merece uma atenção especial (a qual farei um estudo específico posteriormente), mas temos que entender que política é algo inerente à humanidade desde sempre, então a maioria dos indivíduos que hoje trabalham na Umbanda como Guias de Luz, já vivenciaram algo vinculado a política.

O que não podemos dizer, no entanto, é que os Guias estudam política ou são grandes entendedores de como é a política hoje em dia, simplesmente pelo fato de não ter qualquer importância para suas missões.Um Preto Velho não vai se importar se o Bolsonaro ganhou a eleição e não o Haddad, ou se a cidade que o médium que trabalha com ele tem o prefeito X ou Y. 

Nós temos que conviver com as consequências de nossos atos, então se eleger um político ou outro vai trazer determinada mudança na sociedade, cabe a nós colhermos o que plantamos e aos Guias de Luz trabalhar conosco mediante a realidade que se apresenta.
Fim das perguntas de 16/11/2018


Perguntas de 11/10/2018


Preto Velho é mais evoluído que Exu?

Não. Conforme vimos no Estudo Sobre a Esquerda  cada Guia da Umbanda tem uma missão específica, sendo que ao Exu cabe a garantia da execução do carma e, com isso, atuar no Equilíbrio da pessoa.

Não existe uma linha mais evoluída que a outra. Todas trabalham em sinergia.

Psicografia existe apenas no Kardecismo, ou na Umbanda também?

A psicografia é uma característica mediúnica que não tem relação com uma religião, mas com a capacidade do médium. É muito raro, porém, encontrar Espíritos que queiram utilizar um Umbandista como instrumento para psicografar, porque na Umbanda existe uma necessidade cada vez maior de fazer com que o umbandista aprenda de forma crítica junto aos Guias Espirituais.

Isso quer dizer que uma mensagem psicografada é um espírito usando o corpo do médium ara dar um recado, sem existir a possibilidade de uma crítica por parte do médium. Na Umbanda, o que existe de forma bastante comum são textos intuídos pela Espiritualidade ou até mesmo mensagens enviadas através de um médium incorporado, o qual são anotadas ou gravadas para posterior análise ou arquivo. Exemplo disso é nosso projeto denominado PEL - Projeto Ensinamentos de Luz.


Existe "Exú Omulu"?

Se existir, surgiu hoje. Omulú é "Obaluaiê Velho" (conceito que vem do Candomblé). Omulu é o Senhor dos Cemitérios, então todo Guia que atua na linha do Cemitério (ou Calunga Pequena), é regido por Omulú.

Existem, sim, vários Exus que atuam na linha da Calunga Pequena (Cemitério), então esses Exus trabalham com a permissão de Ogum (lembrando que TODO EXU só atua se Ogum permitir), e irradiados por Omulú/Obaluaiê.

Exemplos: Exu Caveira, Tata Caveira, João Caveira, Sete Catacumbas, Tiriri da Calunga Pequena, Exu Calunga, etc.
Fim das perguntas de 11/10/2018

Qualquer pessoa pode ser Pai ou Mãe de Santo?

O Livre Arbítrio nos dá a possibilidade de fazermos tudo aquilo que desejamos e que temos condições de fazer, então a resposta imediata seria "sim". O que deve ser muito bem analisado é o que chamamos de "coroa de sacerdócio", que nada mais é do que uma missão já pré estabelecida antes de encarnar onde a pessoa escolheu ter um Terreiro de Umbanda quando encarnasse. Se a pessoa que tiver essa coroa decidir abrir um terreiro, então tudo acontecerá de uma forma mais tranquila (claro, com todos os percalços que existem, mas tendo uma resolução mais assertiva quanto ao seu propósito).

Se uma pessoa que não tem essa tal coroa decidir abrir um terreiro, poderá fazer, porém a caminhada será muito mais árdua, mas poderá ter sucesso de qualquer maneira. Vale lembrar que tendo ou não tendo a missão do sacerdócio, todo umbandista tem a obrigação de praticar a Caridade, então se a prática da caridade for através da abertura de um terreiro com o acolhimento de médiuns e assistidos, então terá as bençãos de Oxalá.


Todo trabalho, no entanto, sendo ou não "coroado", deve ser realizado com muita seriedade e com a perseverança que se espera de todo e qualquer umbandista. O sacerdócio não transforma ninguém em melhor ou pior que outra pessoa, mas traz o peso da responsabilidade nas costas de quem decidir entrar por este caminho.


Trabalhar de tênis ou sapato atrapalha na incorporação?

Na verdade trabalhar descalço ajuda na incorporação, não o contrário. O contato com a terra é muito interessante para a energização do médium, especialmente o que dá passividade a guias espirituais. O que acontece é que hoje raros são os terreiros com chão de terra mesmo, então colocar os pés em um chão de concreto ou na palmilha de um sapato tanto faz (nenhum dos dois são naturais).


Para incorporar o médium deve ter uma firmeza muito grande, não podendo bobear de forma alguma (para evitar o animismo), então como existe o senso comum de que tem que entrar em um terreiro descalço, então esse conceito vai ajudar o médium a firmar sua cabeça e desta forma trabalhar de uma melhor maneira.



Podemos comer as comidas dos Orixás Por exemplo, um filho de Oxalá pode comer canjica?

Sim, pode comer o que quiser, sem problemas. Quisila com Orixá acontece no Candomblé, e mesmo assim não há nada que impeça, então na Umbanda isso não tem qualquer amparo.


Gosta de canjica? Coma canjica. Gosta de Acarajé? Coma acarajé. Gosta de quiabo? Coma quiabo.



Alguém pode comprovar se outra pessoa está ou não está incorporada?

Não! Existem pessoas que sabemos que tem a vidência e desta forma consegue ver aquilo que a Espiritualidade permite (e é sempre bom lembrar isso.... NINGUÉM vê tudo o tempo todo. NINGUÉM E SOB HIPÓTESE ALGUMA!!!), e pessoas que conseguem sentir as energias presentes, mas não existe como comprovar nada, simplesmente pelo fato de não existir uma forma disso acontecer.


Via de regra as pessoas que tentam mostrar que esse ou aquele médium está ou não efetivamente com um guia, são pessoas inseguras que devem ser tratadas com todo carinho, pois estão em desequilíbrio espiritual. Faz parte da nossa missão na Caridade ajudar quem critica a enxergar além de seus preconceitos.

Fim das perguntas de 01/10/2018


Qual a diferença entre Anjo da Guarda e Exu, já que os dois são guardões?

Anjo da Guarda nunca teve vida carnal, tendo sido criado diretamente por Deus. Ao Anjo da Guarda cabe nossa proteção exclusivamente espiritual, principalmente no que se refere ao cumprimento do Karma.

Por terem sido seres encarnados, os Exus possuem uma atuação como nossa primeira “linha de defesa” de tudo que ocorre no Plano Material que tenha influência no Plano Astral. Exu trabalha diretamente baseado em nossas ações. A verdadeira expressão para definir Exu não é Guardião, mas EXECUTOR, pois eles garantem que nós colhamos tudo aquilo que plantamos, seja bons ou maus frutos.



Porque existe “cruzamento” entre as linhas em alguns trabalhos? Por exemplo: Preto Velho incorporando no trabalho de Baiano.

Não existe nenhum tipo de impedimento para que uma linha de trabalho se manifeste junto a outra, porém tem que haver critério para tal. Algumas linhas são consideradas “irmãs por afinidade”:




·                     Malandro com Baianos ou Exu;
·                     Boiadeiros com Caboclos;
·                     Preto Velhos com os Erês;
·                     Marinheiros com Caboclos (e não apenas com Exu, como alguns pensam);



Algumas linhas dificilmente se manifestam fora de suas giras: ciganos (por serem uma linha acessória), Exu Mirim (limpam o terreiro em casos extremos, e no final dos trabalhos apenas). Sempre bom lembrar que Umbanda é religião de Preto Velho e Caboclo, então são duas das linhas que podem se manifestar em qualquer trabalho, desde que com algum propósito, que NÃO SEJA O DE DAR RECADO... tem que ter fundamento.



Porque as entidades de um determinado médium muitas vezes têm os mesmo tipo de abordagem, mesmo sendo de linhas diferentes? Todos são bravos ou todos brincalhões por exemplo.

Firmeza do médium. E isso não é um termo ruim. Firmeza do médium quer dizer como aquela pessoa está conectada com seu guia. Se um médium em seu íntimo tem a vontade de corrigir as pessoas, então via de regra suas entidades agirão desta forma. Se um médium é brincalhão, então a maioria das entidades trabalharão de uma forma mais descontraída. Tudo na Umbanda tem a ver com vibração, e as entidades atuam conforme a vibração/energia do médium.



O que não pode acontecer é um comportamento sistemático onde uma determinada característica seja de tal forma aflorada que não consigamos identificar o limite entre o que o guia quer passar e o que o médium quer ele mesmo transmitir de forma inconsciente. Por isso TUDO o que for dito que cause incômodo deve ser levado ao conhecimento da Direção do Terreiro.

Fim das perguntas de 21/09/2018



Perguntas de 13/09/2018
Todo mundo tem mediunidade?

Sim. Em graus e com características diferentes, mas todos somos médiuns. O desenvolvimento mediúnico, porém, dificilmente é feito e forma natural, sem um estudo e práticas/técnicas de desenvolvimento.


Da mesma forma que não é todo médium que consegue dar a passividade a algum espírito incorporar, também não é todo médium de incorporação que tem a mediunidade de psicografia, por exemplo.



Exu castiga, ou seja, pode surrar seu aparelho?

Sim e não. Exu muito além de guardião, é um executor. Exu garante que a pessoa colha exatamente aquilo que plantou, não cabendo dizer se é certo ou errado. Fez o bem vai colher bons frutos, fez o mal vai colher maus frutos. 


O que ocorre, então, é que se o médium anda errado e, de forma deliberada, age contra as Leis da Umbanda e contra os princípios básicos que ele sabe que é certo, então o Exu, se entender que precisa agir desta forma para "ensinar uma lição", vai fazer com que o médium sofra de forma bastante ríspida aquilo que lhe é direito. Por isso dizem que "tal pessoa tomou uma surra do Exu".



Uma mesma entidade pode trabalhar com dois ou mais médiuns ao mesmo tempo?

Sob hipótese alguma. Um guia de luz é um indivíduo, portanto da mesma forma que nós, encarnados, não conseguimos estar em dois lugares ao mesmo tempo, também o é com as entidades. Existem casos pontuais em que "médiuns de transporte" conseguem dar passagem para guias que não trabalham com ele, mas isso acontece de forma muito pontual e é bastante raro.


O que muitas pessoas confundem são as linhas de trabalho. É comum existir no mesmo terreiro duas ou mais entidades manifestadas em uma gira que atuam na mesma linha, inclusive com o mesmo "nome". Vale lembrar que essas entidades são indivíduos únicos, porém todos trabalham com o nome do Falangeiro, que é o Espírito de Luz (guia) que iniciou no Plano Espiritual aquela corrente. Exemplo: existiu um Pai Joaquim de Angola e a ele cabe a doutrinação de todos os espíritos que vão trabalhar na linha dele. Todos incorporarão com o mesmo nome, sendo que o Pai Joaquim de Angola, o primeiro, NUNCA vai incorporar sob nenhuma hipótese.



É necessário mulher usar saia e homem calça para agradar aos Orixás/guias?

Não digo que é obrigatório (uma entidade DE LUZ não vai se recusar a trabalhar por conta da falta de uma saia, por exemplo), mas certamente se o médium sabe que a Baiana, por exemplo, trabalha com saia, então porque não oferecer este instrumento ao guia?


Vale sempre ressaltar que uma saia, uma cartola, capa, etc, além de acessórios de vestuário, podem ser instrumentos de trabalho dos guias.


Fim das perguntas de 13/09/2018

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