E já que estamos falando de 2019, vamos começar falando sobre os orixás que regerão este importante ano para os brasileiros: Ogum e Nanã. Antes de tudo, eu preciso deixar bastante claro que não sou 100% adepto ao fato de focar exclusivamente em um ou outro Orixá, porque quando fazemos isso entendo que ficamos "mancos" em nossa evolução. Porém, conforme já vimos em estudo anterior, quando um grande número de pessoas colocam o pensamento sob o mesmo tema, acreditando em algo, aquilo se envolve com uma energia tão grande que se torna verdade.
Sendo assim, como a vasta maioria dos umbandistas acredita na regência de pelo menos 2 Orixás, esse pensamento acaba energizando os tronos a qual cada um desses Orixás rege ou atua. Se em 2018 Xangô foi o o regente, então não apenas a Justiça reinou, mas o Trono da Justiça, a qual trabalham dois Orixás: Egunitá e Xangô. Já vimos que existem 7 tronos na Umbanda (Fé, Amor, Conhecimento, Geração, Justiça, Lei e Evolução) e em cada um desses tronos, existem dois orixás que atuam de forma ativa e passiva na vibração dessas energias. Vamos relembrar quais são:
Fé: Oxalá e Logunã
Amor: Oxum e Oxumaré
Conhecimento: Oxossi e Obá
geração: Iemanjá e Omulu
Justiça: Xangô e Egunitá
Lei: Ogum e Iansã
Evolução: Obaluaiê e Nanã
Por uma incrível coincidência, algo extremamente raro acontecerá em 2019. Pela primeira vez em muitos anos, existirá a regência de 2 Orixás que atuam em tronos distintos da Umbanda, mas que possuem outro Orixá cultuado na Umbanda. Reparem que apenas os tronso da Lei e da Evolução são regidos por 4 Orixás cultuados em nossa religião. Em 2019, portanto, não teremos apenas a regência de Ogum e Nanã, mas a vibração ainda mais forte dos tronos da Lei e da Evolução.
Quando falamos nos tronos, queremos dizer que um Orixá atua de forma passiva (acolhendo à pessoa que anda alinhada com aquela conceito) e um Orixá na forma ativa (se alguém está em desequilíbrio, é outro Orixá que toma conta). Ogum é o orixá passivo no Trono da Lei, portanto quem anda de forma correta, praticando a Lei da Umbanda, será abençoado pelas forças do Ogum. Nanã é a Orixá passivo no Trono da Evolução, portanto aquela pessoa que não estiver praticando a reforma íntima, será acompanhada pelas energias de Nanã.
Dito isso, eu preciso comentar algo que um grande amigo me falou ontem e eu concordo em partes, mas, respeitosamente, discordo em alguns termos. Segundo ele, sendo regido por Ogum, as pessoas devem temer 2019. Eu não acredito na punição de Orixá, especialmente na Umbanda, onde não falamos de divindades, mas sim da energia emanada por elas. Ogum é Lei, é a retidão que a pessoa tem que ter em sua caminhada, então se a pessoa é alguém correta não há o que temer, muito pelo contrário; deve agradecer a proteção de nosso Pai Ogum.
O que acontece, porém, é que não podemos esquecer que, justamente para nosso crescimento enquanto pessoas, nós precisamos sempre colher aquilo que plantamos. Minha Mãe de Santo, Mara Calegari, me explicava que 2018 foi o ano de Xangô, que rege a Justiça na Umbanda, então não há como virar as costas para o que se faz nas forças de nosso Pai Xangô, então quando acaba sua regência no plantio, está na hora de colhermos com a espada da Lei de Ogum; então se tivermos agido de forma justa em 2018, Ogum nos fará colher os bons frutos daquele que é justo no caminhar, porém para cada coisa injusta/errada que fizemos, Ogum garantirá que recebamos as consequências de nossos atos. E iss, meus irmãos, nada mais é do que o maior e mais forte sinal de amor que a Espiritualidade Divina pode nos oferecer, porque com isso estamos evoluindo (olha Nanã e Obaluaiê aí gente) e, evoluindo, conseguimos ser pessoas cada vez melhores.
Minha dica para 2019 é: sejam sempre corretos, andando pelos caminhos que a vida proporcionar, sempre de cabeça erguida e, independente do obstáculo, não se desvirtue. Não deixe para depois tudo aquilo de bom que pode e deve ser feito agora. A Lei da Umbanda prega a Caridade, então estenda a mão para o próximo, mas seja firme quando estiver certo. Não aceite situações erradas, porque se aceitar você fará parte dela. Busque conhecer a si mesmo para conseguir entender ao próximo. Seja caridoso, mas seja firme.
Vale lembrar que quem estiver em desequilíbrio na Lei da Umbanda, será acompanhado por Iansã.
Que 2019 seja um grande ano para todos.
Salve meu Pai Ogum
Salve minha Mãe Nanã
Salve minha Mãe Iansã
Salve meu Pai Obaluaiê
Axé
Nenhum comentário:
Postar um comentário