Antes, é sempre bom lembrar que as ervas são consagradas de duas formas:
Erva dos Orixás: são ervas e frutos consagrados a um determinado Orixá, o qual pode ser utilizado como banho de energia, descarrego e oferenda.
Erva das linhas: as linhas de trabalho (Preto Velho, Marinheiro, Boiadeiro, etc) possuem suas ervas consagradas que servem também para banhos de descarrego, de energização e, também, para oferenda.
Além disso, toda erva possui característica específica, sendo algumas são ervas de descarrego, outras de energização, algumas são ervas que acalmam e outras que excitam. Dito isso, vale lembrar que as ervas consagradas à Esquerda contemplas todas essas características, mas, além disso, sendo manipuladas de forma realmente firme ao propósito que lhe precede, possuem a propriedade da liberação de energias magísticas, as quais devem ser utilizadas com muita cautela e preferencialmente sendo manipuladas na presença de uma entidade.
Vamos aos exemplos mais utilizados:
Amendoeira: Seus galhos são usados em trabalhos de prosperidade, sendo que deve ser realizado nos locais em que a pessoa exerce suas atividades lucrativas. Comumente utilizado em defumação.
Amoreira: A principal característica da amoreira é armazenar fluidos negativos e depois os descarregar. A utilização desta erva é comum, porém deve ser feita de forma responsável, pois no final da tarde, seja aonde estiver, ela vai liberar parte da negatividade que armazenou.
É recomendado seu uso pela manhã para que seja descarregada na mesma tarde, ou após anoitecer, para que seja descarregada na tarde do dia seguinte. Lembrando que essa característica serve apenas em trabalhos onde a erva estará fisicamente presente, não macerada ou sem ser em banhos e defumações. Nesses casos específicos, pode ser utilizada normalmente como erva de descarrego.
Aroeira: uma das ervas mais fortes pra descarrego. É bastante utilizada em rituais (banhos, defumação e entregas) em que envolvem a questão sexual (impotência, por exemplo), por isso é bastante utilizada pelas nossas amadas Pomba Giras.
Arrebenta Cavalo: é uma erva que tem a característica principal a retenção de energias. É bastante utilizada como complemento de algum ritual. Exemplo: é feito uma entrega para Exu relacionado a saúde. Tomando banho desta erva, aquela energia liberada no ato de arriar a entrega "fixa" melhor na pessoa.
Não deve ser ingerida sob hipótese alguma.
Arruda: sim, arruda também é erva de Exu. É uma erva com forte propriedade de descarrego, o que é fácil perceber, já que muitas vezes se estiver em um ambiente carregado, a arruda morre.Pode ser utilizado na lavagem de objetos consagrados para proteção (punhais ou tridentes dados pelas Entidades para que fiquem em posse do assistido, desde que a lavagem seja indicada pelo Guia).
Azevinho: é uma erva bastante utilizada tanto em Magia Negra quanto Magia Branca. Na Umbanda, é consagrada para realização de firmeza com entidade de Esquerda. Se um médium precisa ficar mais alinhado (ou "mais firme", como muitos dizem) com o guia que o acompanha, faz ritual de oferenda e até mesmo banho utilizando o azevinho.
Bardana: erva bastante forte em banhos de proteção. É bastante comum os sacerdotes de Umbanda tomarem banho de bardana quando sabem que estão sob intenso ataque espiritual.
Beladona: erva com forte poder de atração, é bastante utilizada em trabalhos de prosperidade material e, em casos mais raros e sempre sob supervisão de uma Pomba Gira, também utilizado em rituais de adoçamento. É sempre utilizado em sacudimento.
Não deve ser ingerido, utilizado em banho ou defumação.
Beldroega: utilizada da mesma forma que a Figueira do Diabo. Suas folhas (amarelas e pequenas) são utilizadas para agilizar cicatrizações.
Brinco de Princesa: erva de proteção, porém utilizada apenas quando o médium está com "Exu de Frente" (explicarei o que é isso oportunamente) ou quando, passado pelo Candomblé, era filho do Orixá Exu.
Não deve ser ingerido.
Cabeça de Nego: seu bulbo é utilizado nos banhos de descarrego mais forte. É também utilizado em rituais de cura quando envolve questões ligadas ao sistema reprodutor feminino.
Cana de Açúcar: as folhas secas possuem forte energia de purificação. Sua defumação é utilizada em rituais de desobsessão, por causar forte incômodo junto aos eguns (é uma erva também consagrada a Iansã).
Cardo Santo: erva de purificação. É utilizada em rituais de sacudimento em locais com muitos animais (clínicas veterinárias ou chácaras, por exemplo).
Catingueira: utilizada em banhos de descarrego. Seu sumo pode ser utilizado para limpeza das ferramentas de trabalho dos Exus e Pomba Gira.
Cunanã: erva de descarrego e limpeza, é utilizada pelo médium que veio do Candomblé e para ele já havia sido feito algum tipo de sacrifício para firmeza do Orixá Exu.
Erva Preá:erva de descarrego e limpeza, pode ser usada em sacudimentos e banhos. também utilizada em rituais ligadas ao sexo.
Facheiro Preto: é uma erva exclusiva da Caatinga, portanto bastante rara de ser encontrada. É utilizada em banhos MUITO forte de limpeza e descarrego.
Fedegoso (ou Crista de Galo): erva de forte descarrego, é utilizada quando há enfermidades sendo agravadas pela presença de Eguns, tanto em banhos como defumação.
É bastante utilizado para a limpeza do chão após trabalho de Exu ou Pomba Gira com ponto riscado.
Suas sementes e folhas é feito um pó, o qual é jogado sob as pessoas trazendo proteção, sendo este pó conhecido como "pó de faz bem".
Figo: além de ser uma fruta muito saborosa, suas folhas são utilizadas em rituais de limpeza e descarrego em pessoas obsediadas, além de servir para limpeza das ferramentas de Exu e Pomba Gira.
Figueira do Diabo: é uma erva utilizada na purificação de otás em assentamentos de Exu e Pomba Gira. É utilizada socada em pilão.
Folha da Fortuna: utilizada em banhos de limpeza e descarrego, além de ser utilizada em rituais para acelerar a cura de enfermidades.
Lanterna Chinesa: erva de descarrego, muito utilizada em pessoas atacadas por Kiumbas. Existem os "médiuns de descarrego", que são médiuns com a característica pontual de atrair para si energias de baixa vibração e até mesmo Eguns (para serem posteriormente tratados em um terreiro). É recomendado a esses médiuns banhos de lanterna chinesa pelo menos uma vez por mês.
Antigamente as tronqueiras de Exu eram enfeitadas com lanterna chinesa.
Mamão Bravo (ou Jaracatiá): a erva desta árvore frutífera é utilizada em banhos de limpeza. Quando utilizado em banho de defesa, para ser efetiva, tem que ser feito por 3 dias seguidos.
Mamona: suas folhas servem para limpeza de tronqueira e para arriar entregas para Exu. Suas sementes socadas são utilizadas para purificação de ferramentas e Otá de Exu.
Não deve ser utilizada em banho ou defumação, pois suas sementes são extremamente venenosas, podendo causar óbito.
Mangueira: das ervas mais fáceis de serem encontradas, a folha da mangueira é uma das que mais possui características de proteção. Também bastante utilizada para lavagem do chão antes de trabalho de Esquerda.
Maria Mole: é uma erva daninha muito utilizada em banhos de limpeza e descarrego, podendo ser utilizada de forma tranquila em defumações e sacudimentos domiciliares.
Mata Cabras: sua defumação afugenta Eguns e destrói larvas astrais.
Mussambê: é uma erva bastante interessante, pois não possui função de proteção, limpeza ou descarrego, mas é consagrada para acolhimento de Exu no terreiro. Até hoje em muitos terreiros o médium quando dá passividade pela primeira vez a Exu, toma esse banho como forma de agradecimento pela oportunidade.
Pau D'Alho: suas folhas são utilizadas em sacudimentos domiciliares. Existe um ritual de proteção, onde a pessoa toma banho de Pau D'Alho misturada com Aroeira e Pinhão Roxo em uma encruzilhada. Esse ritual é bastante poderoso, mas deve ser realizado acompanhado por médiuns bastante experientes.
Pimenta Vermelha: talvez a erva mais conhecida nos rituais de Exu, a pimenta em si é utilizada pelas entidades da Esquerda em duas situações:
- Quando utilizada para proteção, é consagrada a Ogum.
- Quando utilizada para ataque, é consagrada a Xangô.
As folhas da pimenta vermelha servem para limpeza das tronqueiras.
Pinhão Branco: possui propriedade para quebra de demandas. Assim como a Cunanã, é utilizada pelo médium que veio do Candomblé e para ele já havia sido feito algum tipo de sacrifício para firmeza do Orixá Exu.
Pinhão Roxo: possui as mesmas propriedades do Pinhão Branco, e é mais comumente encontrado.
Quixabeira: utilizada para descarrego e limpeza, especialmente em pessoas obsediadas. Os antigos arriavam entregas para Exus das Matas aos pés desta árvore.
Tiririca: não se trata do deputado, mas de uma plantinha que cresce igual praga. Essas ervas são levadas ao forno e depois de reduzidas a pó, são utilizadas em rituais de mudança de local de moradia ou trabalho.o pó é espalhado no imóvel que se entra e no que se sai.
Urtiga Vermelha: é uma erva com grande poder de limpeza e descarrego. É bastante comum sua utilização na limpeza de tronqueiras e em firmeza de Exu para proteção dos filhos da casa.
Essas são algumas das ervas de Esquerda mais conhecidas.

































Nenhum comentário:
Postar um comentário