terça-feira, 9 de outubro de 2018

Estudo Sobre a Esquerda - Parte 4


OS ORIXÁS E A ESQUERDA NA UMBANDA

Toda linha de trabalho na Umbanda é regida por um Orixá, o que quer dizer que a força que aquele Orixá representa está presente na atuação dos Guias. Iansã rege a linha dos Boiadeiros; Iemanjá rege a linha dos Marinheiros; Oxóssi rege a linha dos Caboclos, e assim por diante. Com os guias da Esquerda, a regência existe não apenas na linha em si, mas também de uma forma de afinidade energética com o local de atuação desses guias.

Ogum é o Orixá que rege a linha da Esquerda, então quer dizer que todo Exu e toda Pomba Gira seguem a retidão da Lei de Ogum, respondendo a ele por tudo que é feito. Essa regência é vista de forma bastante comum nas firmezas e assentamentos dos Guias, sendo quase que padrão a utilização das ervas de Ogum, por exemplo, em trabalhos da Esquerda. A presença de Ogum, no entanto, é muito mais forte na Esquerda do que outros Orixás com as demais linhas de trabalho, isso porque cabe a Ogum reger e irradiar sua força na camada (ou faixa vibracional) mais próxima à nossa, o que faz com que a presença deste Orixá seja ainda maior, portanto não existe espaço para falhas na atuação desses guias e com esses guias.

Cada Orixá é responsável pela regência de pelo menos uma falange de Exu ou Pomba Gira, além de Ogum (que rege a linha da Esquerda em si). Assim como acontece na linha dos Caboclos, pode existir uma falange de trabalho com vibração do mesmo Orixá (Ogum) que rege a linha da Esquerda, então temos uma falange de Ogum dentro da linha de Esquerda (que já é irradiada por este Orixá).

Toda linha de Esquerda possui uma atuação ampla, que é a promoção do equilíbrio através da execução do carma. Todas as linhas trabalham com desobsessão e saúde, porém existem algumas atuações específicas que estão diretamente ligadas à atuação do Orixá em específico que rege aquela determinada falange. Obaluaê/Omulu tem forte atuação em tudo que é inerente à saúde, então as falanges que atuam sob a regência deste Orixá terão Guias com maior facilidade para lidar com situações que envolvem problemas de saúde. Esse é apenas um exemplo. Vejamos a característica das linhas pela regência de cada Orixá:

Oxalá: atuam de forma muito forte com assuntos de desobsessão, em especial com kiumbas que tentam o encarnado para que desvie da Fé e da Espiritualidade. Sendo uma das falanges mais antigas na Umbanda, são grandes doutrinadores de seus médiuns. O primeiro Exu desta linha é o Exu Das Sete Encruzilhadas.

Xangô: são Exus que, como podemos imaginar, atuam com tudo que é relacionado à Justiça. A eles foi dada a possibilidade de atuar com a manipulação da energia de “elementos de ataque” (veremos posteriormente do que se tratam, mas posso resumir que são elementos consagrados pela Espiritualidade para agir de forma proativa em alguma situação específica), sendo consideradas as falanges que mais conseguem reverter assuntos pendentes de ordem judicial e também executar o carma para que a pessoa que atue de forma a causar o desequilíbrio da Justiça, seja severamente punido. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Exu Gira Mundo.

Ogum: são Exus que atuam de uma forma cirúrgica em todo tipo de questão que seja referente a abertura de caminhos causado por desequilíbrio energético ou algum tipo de obsessão espiritual. Por estarem próximos a Ogum não apenas energeticamente, mas pela irradiação das falanges, são Exus com grande poder de proteção. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Seu Tranca Ruas.

Oxossi: grandes manipuladores de energia para atuação em qualquer situação que envolva abertura de caminhos materiais (emprego, por exemplo). Também lhes cabe a possibilidade de doutrinar os médiuns pelo conhecimento. Dificilmente um Exu irradiado por Oxóssi se nega a compartilhar aquilo que sabe. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Exu Marabô.

Obaluaê/Omulu: os Exus e Pomba Gira que atuam sob essa regência, são grandes manipuladores de energia para atuação em tudo que tange à saúde e doença. Os Guias dessa linha também possuem grande facilidade para desfazer trabalhos arriados em cemitério. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Exu Caveira.

Iemanjá: as Pomba Gira que atuam sob a regência de Iemanjá possuem a capacidade dada pela Espiritualidade de atuar em questões do passado que impedem de alguma forma o início de novos ciclos. São entidades extrovertidas, porém quando precisam cobrar seriedade, o fazem de uma forma muito assertiva sendo até mesmo ríspidas. A primeira Pomba Gira a se manifestar nessa linha é Maria Padilha.

Oxum: as entidades de Esquerda irradiadas por Oxum são os Exu Mirins. Curiosidade atribuída a essas entidades, é que quem os doutrina é Exu Tiriri.

Iansã: os Exus e Pomba Gira que atuam sob a regência de Iansã, são entidades com atuação similar às irradiadas por Ogum, com forte atuação na manipulação de energia para quebra de demanda e proteção (inclusive de terreiros). São entidades que cobram lealdade de seus médiuns, não apenas firmeza de caráter (como todos os demais). O primeiro Exu a se manifestar nessa linha foi Exu Ventania.

Nanã: são entidades raras de serem encontradas. Possuem atuação forte em tudo que tange ao equilíbrio emocional de alguém (seja encarnado ou não). Atua de forma bastante assertiva no doutrinamento de kiumbas. Via de regra são guias mais sérios e tem como padrão (logicamente sempre existindo as exceções) incorporarem inicialmente de forma arcada (ou até mesmo no chão) e em algumas vezes atendem sentados. O primeiro guia a se manifestar nesta linha foi Exu do Lodo.

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