OS ORIXÁS E A ESQUERDA
NA UMBANDA
Toda linha de trabalho na Umbanda é regida por um Orixá, o
que quer dizer que a força que aquele Orixá representa está presente na atuação
dos Guias. Iansã rege a linha dos Boiadeiros; Iemanjá rege a linha dos
Marinheiros; Oxóssi rege a linha dos Caboclos, e assim por diante. Com os guias
da Esquerda, a regência existe não apenas na linha em si, mas também de uma
forma de afinidade energética com o local de atuação desses guias.
Ogum é o Orixá que rege a linha da Esquerda, então quer dizer
que todo Exu e toda Pomba Gira seguem a retidão da Lei de Ogum, respondendo a
ele por tudo que é feito. Essa regência é vista de forma bastante comum nas
firmezas e assentamentos dos Guias, sendo quase que padrão a utilização das ervas
de Ogum, por exemplo, em trabalhos da Esquerda. A presença de Ogum, no entanto,
é muito mais forte na Esquerda do que outros Orixás com as demais linhas de
trabalho, isso porque cabe a Ogum reger e irradiar sua força na camada (ou
faixa vibracional) mais próxima à nossa, o que faz com que a presença deste
Orixá seja ainda maior, portanto não existe espaço para falhas na atuação
desses guias e com esses guias.
Cada Orixá é responsável pela regência de pelo menos uma
falange de Exu ou Pomba Gira, além de Ogum (que rege a linha da Esquerda em si).
Assim como acontece na linha dos Caboclos, pode existir uma falange de trabalho
com vibração do mesmo Orixá (Ogum) que rege a linha da Esquerda, então temos
uma falange de Ogum dentro da linha de Esquerda (que já é irradiada por este Orixá).
Toda linha de Esquerda possui uma atuação ampla, que é a
promoção do equilíbrio através da execução do carma. Todas as linhas trabalham
com desobsessão e saúde, porém existem algumas atuações específicas que estão
diretamente ligadas à atuação do Orixá em específico que rege aquela determinada
falange. Obaluaê/Omulu tem forte atuação em tudo que é inerente à saúde, então
as falanges que atuam sob a regência deste Orixá terão Guias com maior
facilidade para lidar com situações que envolvem problemas de saúde. Esse é
apenas um exemplo. Vejamos a característica das linhas pela regência de cada
Orixá:
Oxalá: atuam de forma muito forte com
assuntos de desobsessão, em especial com kiumbas
que tentam o encarnado para que desvie da Fé e da Espiritualidade. Sendo uma
das falanges mais antigas na Umbanda, são grandes doutrinadores de seus
médiuns. O primeiro Exu desta linha é o Exu Das Sete Encruzilhadas.
Xangô: são Exus que, como podemos imaginar,
atuam com tudo que é relacionado à Justiça. A eles foi dada a possibilidade de
atuar com a manipulação da energia de “elementos de ataque” (veremos
posteriormente do que se tratam, mas posso resumir que são elementos
consagrados pela Espiritualidade para agir de forma proativa em alguma situação
específica), sendo consideradas as falanges que mais conseguem reverter
assuntos pendentes de ordem judicial e também executar o carma para que a
pessoa que atue de forma a causar o desequilíbrio da Justiça, seja severamente
punido. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Exu Gira Mundo.
Ogum: são Exus que atuam de uma forma
cirúrgica em todo tipo de questão que seja referente a abertura de caminhos
causado por desequilíbrio energético ou algum tipo de obsessão espiritual. Por
estarem próximos a Ogum não apenas energeticamente, mas pela irradiação das
falanges, são Exus com grande poder de proteção. O primeiro Exu a se manifestar
nesta linha é Seu Tranca Ruas.
Oxossi: grandes manipuladores de energia
para atuação em qualquer situação que envolva abertura de caminhos materiais (emprego,
por exemplo). Também lhes cabe a possibilidade de doutrinar os médiuns pelo
conhecimento. Dificilmente um Exu irradiado por Oxóssi se nega a compartilhar
aquilo que sabe. O primeiro Exu a se manifestar nesta linha é Exu Marabô.
Obaluaê/Omulu: os Exus e Pomba Gira que atuam sob
essa regência, são grandes manipuladores de energia para atuação em tudo que
tange à saúde e doença. Os Guias dessa linha também possuem grande facilidade
para desfazer trabalhos arriados em cemitério. O primeiro Exu a se manifestar
nesta linha é Exu Caveira.
Iemanjá: as Pomba Gira que atuam sob a
regência de Iemanjá possuem a capacidade dada pela Espiritualidade de atuar em
questões do passado que impedem de alguma forma o início de novos ciclos. São entidades
extrovertidas, porém quando precisam cobrar seriedade, o fazem de uma forma
muito assertiva sendo até mesmo ríspidas. A primeira Pomba Gira a se manifestar
nessa linha é Maria Padilha.
Oxum: as entidades de Esquerda irradiadas
por Oxum são os Exu Mirins. Curiosidade atribuída a essas entidades, é que quem
os doutrina é Exu Tiriri.
Iansã: os Exus e Pomba Gira que atuam sob
a regência de Iansã, são entidades com atuação similar às irradiadas por Ogum,
com forte atuação na manipulação de energia para quebra de demanda e proteção
(inclusive de terreiros). São entidades que cobram lealdade de seus médiuns,
não apenas firmeza de caráter (como todos os demais). O primeiro Exu a se manifestar
nessa linha foi Exu Ventania.
Nanã: são entidades raras de serem
encontradas. Possuem atuação forte em tudo que tange ao equilíbrio emocional de
alguém (seja encarnado ou não). Atua de forma bastante assertiva no
doutrinamento de kiumbas. Via de regra são guias mais sérios e tem como padrão
(logicamente sempre existindo as exceções) incorporarem inicialmente de forma
arcada (ou até mesmo no chão) e em algumas vezes atendem sentados. O primeiro
guia a se manifestar nesta linha foi Exu do Lodo.
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