terça-feira, 6 de novembro de 2018

Zé Pelintra - Parte 5

OS ORIXÁS E OS SIMBOLISMOS DE ZÉ PELINTRA

Cada linha de trabalho de Seu Zé atua em sintonia com a vibração de determinado Orixá, e carrega consigo o arquétipo que lhe cabe, porém o Mistério de Zé Pelintra é regido por Oxalá, Ogum, Iemanjá e Iansã. Oxalá é o Senhor da Fé, da Plenitude, da Luz, do Branco, da Pureza. Isso nos leva a enxergar o porque da doçura de Zeu Zé e de seu poder em suas palavras, pois ele tem os mistérios congregados em si e costuma reunir seus filhos e encaminhá-los sempre em direção da fé. Além da análise das cores de suas vestimentas, podemos dizer verificar que Seu Zé é requisitado em trabalhos de abertura de caminhos ou para quebrar alguma demanda. Zé Pelintra é um exímio protetor, muito ágil em quebrar e anular magia negativas, então por isso conseguimos ver a vibração de Ogum em seu mistério. Seu Zé nos vivifica e coloca nossos potenciais e virtudes para fora, fazendo-nos sentir a grandiosidade da vida, e que somos parte do todo de Deus. Esta é a parte de Seu Zé que remete à nossa amada Mãe Iemanjá, rainha da Vida e geradora de tudo.  

Seu Zé também atua de forma incisiva em nossas vidas, propondo através de seus aconselhamentos as direções que podemos toar, mas de forma célere, imediata, baseado sempre na Lei Maior, portanto aí está a presença de Iansã em seu mistério. Os Malandros utilizam em seus trabalhos alguns objetos, como bengalas, punhais, navalhas, etc. Como não poderia ser diferente, tudo tem um fundamento. Vejamos então o significado de cada um deles: 

Bengala: denota idade, sabedoria e amparo. Via de regra Zé Pilintra que usa bengala está na falange dos Mestres, como dito anteriormente. São entidades que transitam em todas as linhas e muitas vezes assumem trabalhos dentro de um Terreio, inclusive sendo guias de frente daquela casa. 

Navalha: denotam o corte de magias negativas, incluindo o corte de magias de amarrações. Geralmente são entidades que atuam com maior ênfase em questões amorosas. 

Punhal: com atuação muito parecida com a linha da navalha, porém com vibração mais voltada a Lei. Seu Zé que trabalha com punhal tem um grande poder de para firmeza de trabalho e proteção. 

Fitas: instrumento comum a todas as linhas de Zé Pilintra, servem para dar sustentação às magias do guia para benefício rápido de seus filhos. As próprias fitas no chapéu do guia são cruzadas para dissipação de energia negativa e indicam, conforme sua cor, a linha de trabalho daquele guia em específico. 

Terço: faz parte do Mistério de Zé Pilintra no que tange à Fé (Oxalá). Apesar de toda linha de Seu Zé poder utilizar, as que quase que de forma obrigatória usam são as que remetem a linha do Mestre, ou os Juremeiros. 

Dados e Cartas: são oráculos milenares muito antes de virarem jogos de azar, e representam o conhecimento da linha de Seu Zé fora da natureza da Jurema, mas também do conhecimento sobre ocultismo. 


Em conversa com seu guia protetor na linha de Zé Pilintra, o escritor umbandista Marcel Oliveira ouviu de seu mestre, ao lhe questionar porque  as pessoas insistem em dizer que ele é boêmio, madrugador e mulherengo, o seguinte: “Eu realmente sou boêmio, pois vivo a caminhar e a cantar muito feliz a Luz do Luar. Luz esta que é minha Mãe Divina, a suprema Mãe de todos nós. Esta amada Mãe que nos acolheu em seu ventre sagrado e que gerou a tudo e a todos, esta mesma Mãe que eu sirvo com muito amor e devoção e que pretendo servir até o dia em que não me quiser mais.

Sim meu filho, amo todas as mulheres porque sei que todas elas são os frutos mais doces desta nossa Mãe Divina, que as acolho como parte Dela, logo, amo a todas e as defendo com todas as minhas forças, pois quando as amo e as defendo, estou servindo e amando nossa Mãe” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário